top of page

ABAIXO ASSINADO BUSCA ACOLHIMENTO ANIMAIS SILVESTRES EM MOGI


Não são raros os casos que envolvem animais silvestres em Mogi das Cruzes. São frequentes as ocorrências onde gambás, cobras, lagartos, pássaros, entre outros animais silvestres precisem ser resgatados e receber cuidados, mas o problema é que em muitos municípios, como em Mogi das Cruzes, não há uma estrutura para recolhimento e abrigo deste tipo animal.

Segundo o médico veterinário Jefferson Leite, a falta de um centro de triagem de animais silvestres no município faz com que esses animais sejam transferidos para outros municípios que frequentemente estão lotados, o que dificulta a recuperação do animal. “Dependemos da disponibilidade de vagas nesses locais, quase sempre lotados. Enquanto aguardam a destinação, os animais acabam ficando em locais inadequados e sem assistência veterinária, o que pode provocar estresse e eventual morte do animal ou prejudicar possíveis reintroduções” declara o veterinário.

Jeferson defende a criação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres no município de Mogi das Cruzes e para isso divulga um abaixo assinado na internet, com intenção de obter assinaturas e pressionar atenção para que esse projeto seja realizado.

A ausência do centro de triagem também dificulta o atendimento veterinário e emergencial para animais feridos ou doentes. Um caso emblemático, que ocorreu recentemente, foi o caso de uma rara coruja que foi encontrada por um eletricista, durante uma troca de postes de madeira, na zona rural de Mogi. “Conseguimos salvar um filhote, mas infelizmente perdemos outros dois que não conseguimos resgatar. A demanda de animais silvestres é quase sempre absorvida por veterinários especializados de forma voluntária” disse Jeferson.

O resgate da coruja que ocorreu no início deste mês teve como desfecho a transferência do animal para um centro de acolhimento em Cubatão, pois somente lá haviam profissionais capacitados para fazer a reintrodução da ave. Com o centro de triagem em Mogi das Cruzes, esses casos receberão atendimento mais ágil.

Para acessar o abaixo assinado, clique aqui.

Destaques
Recentes
Tags
bottom of page