top of page

Resgate de Animais

Este é o assunto que mais nos preocupa! Gostaríamos de pedir que você leia esse conteúdo com atenção até o final, pois a situação que você está vivendo hoje é uma preocupação que há anos nós carregamos e juntos podemos fazer muito por eles!

Primeiro, é importante você saber que todos os dias as ONGs e protetores independentes recebem inúmeros casos de animais em sofrimento precisando de ajuda e só há um motivo por não conseguirmos ajudar a todos: A estrutura, recursos e trabalho voluntário que são menores do que a grande demanda que recebemos! A ONG PAS não recebe qualquer tipo de apoio governamental.

Afinal, a quem temos que cobrar?

Primeiro é importante lembrar que a lei quer coibir o sofrimento dos animais e torna o Poder Público responsável por resolver questões desse tipo. Isso está previsto na Constituição e em Leis Federais, mas sabemos, que infelizmente não é cumprido. As ONGs e protetores fazem um papel complementar devido a ausência do Poder Público, mas isso não pode continuar assim! Na maioria das vezes essas ONGs e protetores não recebem qualquer recurso público (como é o caso da PAS), mas continua atuando voluntariamente para tentar impedir esse sofrimento ocasionado pelo descaso do Poder Publico.

O que podemos fazer?

O desconhecimento da lei, a pressa e a urgência em salvar um animal costuma fazem com que esses casos nunca cheguem aos órgãos públicos competentes, nem mesmo, ao conhecimento das autoridades que fiscalizam o Poder Público. Com isso, o assunto nunca é resolvido! É disso que precisamos falar com você!

Pedimos que você siga alguns passos diante do caso que está enfrentando neste momento.

Registre esse caso com a nossa ONG!

Não podemos prometer que vamos conseguir ajudar, mas é importante nós termos conhecimento, dados e o registro do caso que você vem enfrentando. Isso permitirá que nós, como entidade de defesa dos direitos dos animais, possamos mostrar através dados e casos reais o tamanho do problema que enfrentamos hoje na região.

 

Para registrar é super simples, basta acessar o formulário abaixo:

Registre o caso junto ao órgão competente para o resgate

Agora é hora de dar conhecimento ao Poder Público sobre o animal que está em sofrimento, solicitando o resgate do animal para os abrigos já existente na cidade. É importante também lembrar que uma Lei Estadual proíbe a eutanásia de cães e gatos em abrigos municipais, exceto em situação de doença contagiosa ou incurável, mediante laudo.

 

As Prefeituras também são responsáveis por realizar campanhas de doação que deêm uma nova chance de vida a esses animais.

 

Segundo a Prefeitura, na cidade de Suzano o órgão responsável para coletar esse tipo de solicitação é a Ouvidoria que você pode acessar através do botão abaixo:   

Acompanhamento

De acordo com a Lei Municipal, a Ouvidoria deverá responder a você sobre o desfecho do caso.

 

Se você mesmo pretende resgatar e ajudar um animal, ainda assim é  importante registrar o caso conforme as orientações acima. No entanto, você também pode conferir essas orientações, clique aqui.   

bottom of page