Um vídeo postado no Facebook mostra momentos de revolta após uma mulher flagrar o momento em que uma cadela era abandonada. O crime aconteceu na região de Ibiúna, interior de São Paulo.
Nas imagens um carro placa EZS 5500, modelo Cross Fox na cor preta é perseguido. Com receio de ser reconhecido o veículo mantem os vidros escuros fechados, mas é abordado pela lateral e atacado com palavras de repúdio da motorista que o perseguia. “Louco (...) vai abandonar seu cachorro no inferno” disse. A motorista também resgatou o cachorro que receberá cuidados. “Ele está recebendo banho e tosa e seguirá para adoção. As mamas estão cheias de leite” disse a motorista em seu perfil no Facebook.
De acordo com Lisandro Frederico, presidente da ONG PAS (Projeto Adote Suzano), a situação do animal encontrado remete a matrizes de criadores. “Matriz é o nome dado as cadelas reprodutoras de criadouros. Elas se reproduzem com muita frequência e o desgaste da gestação as deixam muito debilitadas ainda novas. A cadela deixa de ser uma ferramenta lucrativa para criadores irresponsáveis que preferem por abandoná-las” disse Lisandro.
COMERCIANDO VIDAS
O comércio de animais tem sido alvo de críticas por ONGs e protetores de animais. Enquanto nas ruas e nas ONGs transbordam o número de animais morrendo precisando de um lar, há quem prefira desperdiçar alguns milhares de reais para comprar seu pet. O problema fica ainda maior quando as pessoas tentam economizar recorrendo ao comércio ilegal que costuma esconder uma rotina de maus tratos, abuso e falta de cuidados veterinários com os animais. Eles acabam se tornando a maior vítima de um comercio impulsionado por humanos.
Para assistir o vídeo disponível no perfil da autora, clique aqui.