top of page

Tragédia de Mariana/MG: ONGs fazem arrecadações para ajudar


A tragédia que aconteceu nesta semana em Mariana/MG também criou um drama que também merece destaque: os animais. Segundo alguns bombeiros que trabalharam nos resgates, os cães que sobreviveram e viviam nas casas destruídas em Bento Rodrigues se recusaram a deixar o local e inclusive avançavam nos que tentavam se aproximar das residências abandonadas.

"As pessoas que os cães confiavam não estão mais ali. Muitos deles se perderam das pessoas. Eles estão inseguros e amedrontados. Isso é uma espécie de estresse pós-traumático. Houve uma mudança abrupta da rotina deles", afirmou a Dra Ceres Berger Faraco, professora do curso de medicina veterinária da Uniritter e presidente da Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal.

A bióloga Helena Truksa, reafirma o discurso da veterinária. Para ela, os cães ficam completamente sem saber o que fazer em um cenário de destruição como o de Mariana (MG). "Suas casas foram destruídas, sua família desapareceu ou morreu e eles se viram sozinhos em meio ao caos, sem saber ao certo como agir. Por terem perdido tudo, é normal que os cães prefiram ficar nos escombros da casa do que sair e se aventurar em um mundo desconhecido", afirmou.

Grupos de voluntários de proteção aos animais estão na região de Mariana para dar atendimento aos animais feridos e sobreviventes da tragédia, para isso eles contam com o envio de doações que serão encaminhadas para as vítimas da tragédia. No Alto Tietê, as organizações não governamentais PAS e FERA estão arrecadando mantimentos que serão enviadas para a equipe de voluntários que está na região prestando socorro aos bichos. "Ração, cobertas velhas, medicamentos, soro, gazes, algodão, luvas, tudo que for arrecadado será encaminhado para ajudar as vítimas da tragédia, inclusive doações para humanos" disse Fernanda Moreno, presidente da ONG FERA.

Para Lisandro Frederico, presidente da ONG PAS - Projeto Adote Suzano, que também participa da ação, é preciso aumentar os postos de coleta na região do Alto Tietê para facilitar para a população e ampliar as doações que serão enviadas para os animais de Mariana. "Já existem pontos de coleta em Arujá, Mogi das Cruzes, Suzano e Poá. Qualquer novo estabelecimento que queira colaborar e deve entrar em contato com a ONG o mais rápido possível" disse Lisandro.

LISTA COMPLETA (atualizada em 17/11 - 17h):

Em Arujá: Lindy Petshop - Estrada Arujá, 1480 - Caputera - SP (de segunda a sexta)

Em Itaquaquecetuba:

Centro Veterinário Paiol

Rua Liberdade, 185 - Centro

Em Ferraz de Vasconcelos:

Clínica Veterinária XV de Novembro

Rua Hermann Teles Ribeiro, 78 - Centro (em frente a praça Centro de Convenções)

Em Mogi das Cruzes: Poli-Pet - Av Narciso Yague Guimarães 1670, Socorro (todos os dias exceto sábado) - Caixa verde adesivada ou da ONG PAS Poli-Pet Hospital Veterinário - Av Ipiranga, 1030, Centro. (todos os sábados) Planeta Pet - Av. Francisco Ferreira Lopes, 2789, Bras Cubas (de segunda a sábado) Petz Mogi - Av. Francisco Rodrigues Filho 1550, Mogilar (todos os sábados) BAZAR FERA - Rua Wilson Alvarenga de Abreu 255, Vila Rubens (todos os domingos das 15:00 ás 18:00)

Em Poá: Poá Pet - Banho e Tosa Av. Nove de Julho, 981 - Centro - Poá (de segunda a sexta)

Em São Paulo: Sede do Deputado Estadual Fernando Capez Rua Tumiarú, 126, Ibirapuera, São Paulo – SP – CEP 04008-050 (de segunda a sexta em horário comercial) A/C Rodrigo Petuti Tritapepe, assessor político, advogado e parceiro de causa!

Em Suzano: Sardinha Rações - Rua Benjamin Constant, 1927 - Centro (de segunda a sábado) To Fly Escola de Aviação - Av. 7 de Setembro, 19 - Centro (de segunda a sábado)

Com informações de G1.com

Destaques
Recentes
Tags
bottom of page