No mês passado uma reunião entre a prefeitura de Suzano e representantes da causa animal definiram uma série de projetos que visam melhorar as condições dos animais abandonados na cidade, entre as principais ações estavam atividades educacionais que serão realizadas nas escolas da região.
Nessa semana, a pedido do Prefeito Paulo Tokuzumi, um novo encontro estava marcado para envolver as secretarias de educação e meio ambiente no desenvolvimento dos projetos educacionais, no entanto, a reunião aconteceu com a ausência de representantes dessas secretarias. No encontro, por parte da prefeitura, só estiveram presentes o diretor de Vigilância em Saúde Carlos Aguiar, o médico veterinário Gersio Suguimoto e o diretor de Captação de Recursos Fabiano Moreira.
Representando a causa animal estavam os 4 principais grupos de proteção de Suzano, a ONG PAS (Projeto Adote Suzano), a ONG SOS Animal de Suzano e o grupos Protetores de Animais Suzano e Bicho + Amigo.
Na reunião diversas propostas foram discutidas para se encontrar o formato mais eficiente para conscientizar os alunos da região sobre temas como direito dos animais, castração, vacinação e posse responsável de animais domésticos. Também foram discutidas propostas de faixas, cartazes e sinalizações públicas que reforcem medidas protetivas aos animais.
Segundo Lisandro Frederico, presidente da ONG PAS as atividades educacionais são fundamentais para reduzir o número de animais nas ruas, mas precisa do compromisso de todos os envolvidos no projeto. “O jovem conscientizado nas escolas é um fator fundamental para que as medidas de proteção aos animais sejam disseminadas na população, para esse projeto dar certo é preciso do compromisso de todos, principalmente do meio ambiente e da educação que faltaram na região de hoje e infelizmente não tiveram oportunidade de conhecer nossos pedidos com precisão” declarou Lisandro.
Os grupos de proteção vão aguardar até a próxima reunião com o prefeito Paulo Tokuzumi para saber se os assuntos discutidos caminharam internamente na prefeitura.